também conhecido como anavar) é um esteróide 17-alfa-alquilado oral, modificação da diidrotestosterona. Foi sintetizado inicialmente para o tratamento de pacientes debilitados infectados pelo HIV, para pessoas com síndrome de Turner, anemia, para fortalecimento ósseo e recuperação de queimaduras.
A oxandrolona não cede à aromatização e não é estrogênica em si. Essa droga é apreciada pelos atletas, que se preparam para competições em esportes de força e resistência, onde são necessários músculos magros sem água e gordura. O ciclo de oxandrolona não ajudará os atletas a ganhar volumes musculares colossais; porém, é um composto perfeito para se livrar da gordura e dar ao corpo uma aparência mais aliviada.
Embora o anavar seja 17-alfa-alquilado, causa um leve efeito tóxico no fígado. Pesquisas mostraram que tomar 20 mg de oxandrolona por dia durante doze semanas não causou aumento estatisticamente importante em AST e ALT. Portanto, os efeitos colaterais da oxandrolona são muito raros, embora os resultados da oxandrolona também não sejam significativos. É provavelmente o esteróide oral mais suave e seguro disponível atualmente para venda, portanto, é perfeito para o primeiro contato com esteróides anabolizantes.