Proviron é um derivado da diidrotestosterona. Na prática clínica é utilizado para tratar disfunções sexuais de vários tipos, que são mais frequentemente causadas por um baixo nível de testosterona endógena. Pode aumentar a potência e o interesse sexual e, em alguns casos, aumentar a contagem de espermatozoides. A droga não estimula a produção de testosterona pelo organismo, simplesmente repõe sua falta.
Proviron não é um medicamento ideal para o crescimento da massa muscular. Funciona da melhor maneira em combinação com outros esteróides anabolizantes, como a testosterona. Proviron possui atividade antiestrogênica, ou seja, evita a conversão de esteroides em estradiol.
A segunda vantagem do proviron é que ele reduz bastante a globulina de ligação aos hormônios sexuais (SHBG), aumentando a quantidade de testosterona livre (= biodisponível e ativa) no sangue. Na verdade, estudos demonstraram que a mesterolona é capaz de se ligar ao SHBG de forma muito mais forte do que qualquer outro esteróide.
O Proviron como derivado da diidrotestosterona confere dureza e densidade aos músculos, ao mesmo tempo que contribui para a queima do excesso de gordura, sendo por isso a escolha ideal para ciclos de corte.